Marinha apoiará a ocupação de favelas no Rio
Militares da Mrinha vão dar apoio logístico a entrada de policiais em nove comunidades de Santa Teresa e do complexo do São Carlos, no centro do Rio de Janeiro, um dos principais entrepostos de drogas e armas.
Blindados devem ser usados para desestimular reação do tráfico.
Italo Nogueira.
O centro integrado da operação será o Batalhão de Choque, próximo aos morros. Ontem, militares preparavam instalações para abrigar as corporações envolvidas.
A operação para ocupar as nove comunidades do centro da cidade foi anunciada há dez dias pelo governador Sérgio Cabral Filho (PMDB). Nesta semana, ele apontou o final de semana como o prazo para a ocupação policial. O aviso faz parte da estratégia da Secretaria de Segurança de evitar confronto com traficantes durante a ocupação, reduzindo o risco de vítimas entre moradores.
FACÇÕES
Próxima ao sambódromo e ao bairro turístico de Santa Teresa, a região é área de atuação das duas principais facções criminosas da cidade: Comando Vermelho e Amigos dos Amigos.
Antes do anúncio, o Batalhão de Choque da PM iniciou cerco à região. Policiais que participam da ação apreenderam anteontem um caminhão repleto de eletrodomésticos. O motorista do veículo disse à polícia ter sido obrigado por traficantes a transportar o material. O destino era a Rocinha, onde também atua a facção Amigos dos Amigos.
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP