Infraero publica edital para concessão do novo estacionamento do Aeroporto de Guarulhos
A Infraero publicou nesta sexta-feira (18/2), no Diário Oficial da União, o edital para a contratação de empresa para a construção e administração do novo estacionamento de veículos do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro. Estão planejados investimentos da ordem de R$ 200 milhões pelo concessionário que vencer o pregão, previsto para ser realizado no final de março.
O sistema a ser aplicado no novo estacionamento do Aeroporto de Guarulhos será similar aos dos transelevadores utilizados em alguns dos Terminais de Logística de Carga da Infraero. Estruturas modulares automatizadas, de até seis andares cada, vão armazenar os veículos, com o auxílio de plataformas móveis. Ao retirar o tíquete na entrada do estacionamento, o usuário colocará o carro sobre uma rampa, que se encarregará de guardar o veículo no prédio. Na saída, basta inserir o tíquete na máquina que o próprio sistema se encarrega de entregar o carro ao usuário.
A tecnologia, já operada no país por algumas empresas, deverá ampliar a capacidade do estacionamento do aeroporto de 2.948 para 9.716 vagas, e otimizará a utilização da área de estacionamento, de 129,4 mil m². Vale destacar que a iniciativa não gerará aumento no preço do estacionamento do aeroporto, que continuará a seguir a média praticada pelo mercado.
O diretor Comercial da Infraero, Geraldo Moreira Neves, ressaltou que o estacionamento é uma iniciativa inédita, com previsão para ser estendida além de Guarulhos. “Essa será a primeira experiência de várias que faremos nos estacionamentos de diversos aeroportos do País. Além de Guarulhos, a iniciativa deve ser realizada em Brasília, Porto Alegre e Santos Dumont . Também está sendo estudada a possibilidade de implantar o projeto em Viracopos e Salvador”, finalizou.
Para o andamento das obras no Aeroporto de Guarulhos, a Infraero deverá bloquear parcialmente a área que receberá a estrutura, e disponibilizará um espaço à parte fora do estacionamento pela duração dos trabalhos, garantindo a funcionalidade da área para os usuários.
Fonte: INFRAERO