II Força Aérea comemora o Dia da Aviação de Asas Rotativas
Esse fato, que ficou conhecido como a primeira missão real de resgate em combate da FAB, marcou a data de 3 de fevereiro como símbolo do espírito, ao mesmo tempo, guerreiro e solidário da Aviação de Asas Rotativas. Na oportunidade foi entregue um quadro ao Brigadeiro Ércio Braga e outro à Rochele Ribeiro Naranjo, viúva do Coronel Naranjo, bem como os Suboficiais Wilibaldo e Capela que até o momento não foram localizados para receberem a homenagem.
Pilotos e tripulantes de ontem, de hoje e de sempre reuniram-se no QG da II FAE, situado na Ponta do Galeão, para comemorar o Dia da Aviação de Asas Rotativas no dia 11. Em uma emocionante solenidade, autoridades e tripulantes operacionais das Unidades Subordinadas assistiram a uma justa homenagem aos então Tenentes Ércio Braga e Milton Naranjo e Sargentos João Martins Capela Júnior e Wilebaldo Moreira Santos, protagonistas de uma das mais importantes missões operacionais da história da FAB ao resgatar, no ano de 1964, missionários cercados por rebeldes na República do Congo.
Essa solenidade ocorre em um momento muito especial para todos, quando o orgulho de participar de atos heróicos, no constante ofício de salvar vidas, mescla-se à satisfação de ver a Aviação de Asas Rotativas caminhar a passos largos para a conciliação de uma doutrina bem fundamentada a vetores de ataque e resgate de última geração.
Na ocasião, os convidados tiveram ainda a oportunidade de assistir o desfile aéreo de um elemento de helicópteros, composto pelo H-34 Super Puma e o novíssimo H-36 “Caracau”, recém incorporado ao acervo da FAB.
O H-36 foi tripulado por pilotos do 1º/8º GAV, Unidad4e Aérea encarregada da Implantação da “máquina” na FAB. Após a cerimônia, os convidados puderam conferir os equipamentos embarcados no estado da arte em uma visita ao novíssimo Helicóptero que pousou no pátio do CAN, próximo ao QG da II FAE.