Exército, Aeronáutica e Marinha
A semana passada começou com clima quente na caserna, com a denúncia da "IstoÉ" que o Exército e a Aeronáutica, entre outras muambas, receberam da Receita Federal perfumes, bebidas, eletrônicos, calcinhas etc. O Ministério Público Militar (MPM) vai investigar.
Mas poderá incluir um pedido antigo, de confronto das especificações dos contratos de compra de helicópteros militares com o que foi entregue. O pedido surgiu na criação do 1º BAvEx - Batalhão de Aviação do Exército de Taubaté (SP), na década de 1980. A efetivação do pedido, agora, poria pente-fino no pacote recente de US$ 5,2 bilhões, com a Eurocopter, de 50 helicópteros para às três armadas.
Há 20 anos, o pedido chegou ao Tribunal de Contas da União (TCU), que fez vistas grossas nos governos Collor de Mello (1990-93), Itamar Franco (1,3 ano - substituiu Collor, que renunciou em meio à CPI que apurava denúncias de corrupção), Fernando Henrique Cardoso (8) e Lula (8). Agora, quem sabe, o TCU não joga para o MPM a batata quente, e se livra desse desconforto, de mexer com as Forças Armadas?
Muitos helicópteros não operam mais - foram acidentados.
Fonte: PORTAL R7 / NOTIMP