FX-2: Aguaceiros

Janio de Freitas.
O ministro Nelson Jobim não é boa fonte. Já informou sobre gravadores comprados por seu Ministério da Defesa para a Abin que não foram comprados, e portanto não gravaram ninguém no Supremo Tribunal Federal; divulgou numerosas providências, depois do desastre da TAM em Congonhas, que jamais apareceram; deu seguidas datas para a compra dos caças, em dezembro sua intermediação habitual divulgou até o dia em que Lula iria "bater o martelo" e "comemorar com Sarkozy" a compra dos caças franceses -e nada.
Ainda assim, fique registrado que Nelson Jobim informa estar apenas adiada, para alguma altura deste ano, a decisão sobre os aviões, sem reabertura alguma da confrontação de candidatos. E, portanto, sem retorno do caça russo Sukhoi à disputa.
Ficam, porém, duas dúvidas. Se a concorrência, propriamente, já está fechada, por que o senador John McCain, depois de conversar com a presidente Rousseff, disse nos Estados Unidos que a Boeing vai apresentar nova proposta do seu F-18E?
E, mais interessante, é a razão do adiamento exposta por Nelson Jobim: "Agora não é o momento. Estamos numa situação, digamos, de emergência, de chuvas, desastres aqui e acolá". Como e por que as chuvas impediriam a escolha de um ou outro avião a ser comprado, nem quem está habituado com as chuvas internas na cabeça de Jobim descobrirá jamais.
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP
