Esclarecimento da TAM
Informamos que nossos índices de pontualidade vêm melhorando desde as 6h desta quarta-feira, atingindo 74,4% às 16h, segundo a Infraero. Continuamos trabalhando intensamente para normalizar as operações, que foram prejudicadas desde domingo, dia 2, por um conjunto de fatores que levaram a ajustes na malha aérea, em período de grande demanda. Reiteramos nosso pedido de desculpas aos clientes prejudicados pelos atrasos, a quem estamos fornecendo assistência.
Nossa maior prioridade é uma operação aérea segura, respeitando a Lei do Aeronauta, com seus limites de jornada, horas mensais e folgas. Desconhecemos qualquer “operação-padrão” em nossas atividades – como chegou a ser noticiado –, mesmo registrando um número de faltas de tripulantes e funcionários de rampa (carregamento das aeronaves) acima da média em algumas bases em que operamos no país, que contribuiu para a persistência de atrasos ao longo dos últimos dias. Reafirmamos nossa total confiança no alto profissionalismo dos nossos funcionários, que trabalham com Espírito de Servir para atender da melhor forma aos clientes.
Informamos, ainda, que a negociação do reajuste salarial dos funcionários prossegue. No próximo dia 12, o sindicato das empresas se reunirá com os sindicatos dos aeroviários e dos aeronautas, como acordado em reunião realizada no último dia 29. Estamos confiantes de que chegaremos a um consenso, por meio do diálogo, e já adiantamos o reajuste da inflação nos salários de dezembro e no décimo-terceiro.
São Paulo, 5 de janeiro de 2011
TAM Linhas Aéreas