Solenidade marca acionamento do 1°/4° GAV em Manaus
Com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Juniti Saito, foi realizada no dia 15 de outubro a solenidade de ativação do 1°/4° GAV, Esquadrão Pacau, na Base Aérea de Manaus (AM). A unidade agora é responsável pela defesa aérea na região Norte do país e agora está equipada com seis caças F-5EM.
O comandante do Esquadrão, Tenente Coronel Fernando Mauro, apresentou o efetivo de 70 militares que receberam treinamento para operarem o novo vetor. Até o dia 3 de dezembro, a unidade estava baseada em Natal (RN) e voava com os jatos AT-26 Xavante, que foram retiradas do serviço operacional na Força Aérea Brasileira.
De acordo com o Major Brigadeiro Antônio Carlos Bermudez, comandante da aviação de caça da FAB, a transferência do 1°/4° GAV e a sua dotação com novas aeronaves faz parte das ações do COmando da Aeronáutica em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa. "A Estratégia Nacional de Defesa em suas diretrizes contempla a necessidade do aumento do poder disssuasório e da capacidade de vigilância nessa região", afirmou.
Ao final da solenidade, ocorreu o primeiro acionamento de um caça F-5EM para uma missão de interceptação. As aeronaves permanecem agora em alerta permanente na Base Aérea de Manaus.