Instituto Tecnológico da Aeronáutica recebe prêmio por melhor trabalho de estágio nacional
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu o“Prêmio IEL de Estágio 2010 na Etapa Nacional”, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), de Santa Catarina. A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília (DF), no dia 25 de novembro. O ITA concorreu por meio de um projeto de estágio desenvolvido pelo aluno do 2º ano de Engenharia, Diego Alexsander Mamede, realizado na empresa Fundição Tupy-AS de Joinville (SC), sob a orientação do coordenador do Centro de Competência em Manufatura da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA, professor doutor Jefferson de Oliveira Gomes, e co-orientado pelo aluno de doutorado em Sistemas Aeroespaciais e Mecatrônica, Victor Emmanuel de Oliveira Gomes. O projeto do aluno Diego Mamede participou pela categoria Grande Empresa, com mais duas finalistas: a Brose do Brasil, do Paraná, e a Refrescos Ltda, de Minas Gerais. O projeto chamado "Fábrica Digital" consistia em aplicar a ferramenta SIEMENS - Plant Simulation no redesenho de layouts fabris, o que significa montar a fábrica dentro do computador, por meio de simulação, para que mudanças de layout em plantas industriais possam ser testadas em ambiente virtual antes de serem efetivadas em ambiente real. “A empresa Siemens, em virtude do uso de seu aplicativo na escola, fruto de um severo investimento e parceria para disseminar essas ferramentas na escola, colhe agora frutos dessa parceria”, acrescenta o professor. O Prêmio IEL de Estágio foi criado em 2007 para identificar experiências de sucesso do Programa de Estágio do IEL e, ao mesmo tempo, disseminar as melhores práticas desenvolvidas nas empresas. A instituição, vinculada à Confederação Nacional da Indústria (CNI), premia as melhores práticas de estágio de nível técnico e superior no país com o objetivo de identificar os profissionais do futuro, incentivar a responsabilidade social e divulgar o empreendedorismo e a inovação. Mais informações no endereço http://www.iel.org.br.
“A simulação é muito importante, pois reduz os erros na tomada de decisão e representou para a Tupy ganhos em produtividade de até 40%”, declara Diego, e complementa: “qualquer mudança na planta de fábrica pode ficar muito cara, um erro em planejamento pode representar um prejuízo da ordem de milhões”.
O professor Jefferson Gomes comenta que o aluno foi beneficiado pela estrutura de ensino do ITA que lhe permitiu aprender essas ferramentas dentro do escopo de uma das disciplinas do curso de engenharia, proporcionando uma interação entre empresa, escola, e alunos de graduação e de pós-graduação.