Docentes da Academia da Força Aérea conhecem trabalho da FAB em Brasília e na Amazônia
Os visitantes conheceram os diversos setores do DEPENS, incluindo aqueles que dizem respeito à Divisão de Ensino da AFA, como a Seção de Admissão e Seleção, de Planejamento e Avaliação dos Cursos e de Relacionamento com o Poder Judiciário. A visita facilitou a compreensão do funcionamento do Departamento, bem como as decisões demandadas à Academia. Ainda em Brasília, a comitiva visitou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) Já em Manaus, no segundo dia de viagem, o grupo assistiu à formatura do efetivo do VII COMAR e, em seguida, assistiram a uma palestra sobre a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na Amazônia Ocidental e sobre a cidade de Manaus. Foram destacados os principais aspectos que cercam o relacionamento da FAB com as comunidades indígenas, o apoio logístico ofertado aos Pelotões de Fronteira do Exército Brasileiro e a realização de missões de misericórdia. Na ocasião foi visitada a Base Aérea de Manaus (BAMN), o simulador de voo da aeronave C-105 “Amazonas” e as aeronaves do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA), do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) e do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV), momento em que alguns professores puderam rever militares que foram seus alunos. Para finalizar a missão, o grupo se deslocou até a cidade de Porto Velho (RO) para conhecer a Base Aérea de Porto Velho. Foram visitados o Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV), o Segundo Esquadrão do terceiro Grupo de Aviação (2º/3º GAV) e o simulador de voo da aeronave A-29.
Uma comitiva de 17 professores da Divisão de Ensino da Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), acompanhados por 12 instrutores militares, conheceu de perto o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), em Brasília (DF), e pelo Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), em Manaus (AM). As visitas técnicas aconteceram entre os dias 22 e 26 de novembro. O objetivo da missão foi propiciar aos docentes conhecimentos sobre algumas localidades que os cadetes poderão ser designados ao final do curso.
que, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, tem por missão desenvolver competências de servidores públicos.
No terceiro dia de missão a comitiva partiu para o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), do Exército Brasileiro, responsável pela formação de combatentes especialistas em operações de selva. A próxima parada foi o Destacamento de Aeronáutica de São Gabriel da Cachoeira (DASG). No local, os visitantes assistiram a uma palestra sobre a relevância da interação entre o Exército e a FAB que, juntos, atuam como força de vigilância estratégica, de forma repressiva e preventiva na defesa do país, além de cooperarem com o desenvolvimento econômico e social da Região Amazônica.
