“Nascemos de novo. O pessoal da FAB salvou nossa vida”, diz piloto civil acidentado no PA
Eis uma tarde de emoção de sobra. 31 de outubro, domingo. Em pouco tempo, um pouso forçado para esquecer... seguido de um resgate para lembrar para toda a vida. Os pilotos civis Roberto Busellato e Paulo Zarutzki viveram uma situação dramática com uma pane de motor na aeronave sobre a cidade de Oriximiná (PA). A bordo de uma aeronave PA-31, faziam serviço de aerolevantamento. Eles realizaram o pouso forçado no leito do rio em uma área enlameada. Na mesma tarde ouviram o som do helicóptero H-60 Black Hawk da FAB para serem salvos. “Nascemos de novo. Não víamos direito. Só ouvimos o barulho do helicóptero porque nossos olhos estavam enlameados. O pessoal do resgate salvou a nossa vida. Eles são a salvação de muitos aviadores”, disse Busellato. “Foi muito gostoso ouvir o barulho do helicóptero. Agradecemos muito o que eles fizeram por nós”, afirmou Zarutski. Ouça aqui reportagem veiculada na Força Aérea FM com entrevistas dos resgatados
O resgate dos tripulantes é resultado de uma intensa e imediata operação montada pela Aeronáutica, que envolveu homens em terra e nos céus. Em terra, a equipe do CINDACTA 4, em Manaus, acionou militares do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de aviação. Havia uma importante pista da possível localização da aeronave desaparecida. Existe um equipamento dentro do avião, chamado ELT, que emite um sinal eletrônico via satélite.
Em segundos, o pessoal da Salvaero havia recebido as coordenadas geográficas. “O objetivo de todo o sistema é encontrar e resgatar sobreviventes. Foi muito gratificante saber que eles estavam bem e que valorizam a utilização dos equipamentos do avião, como o ELT”, disse o Tenente Edvaldo Cardoso.
Militares especializados em busca e resgate equiparam-se e em poucos minutos decolaram com o helicóptero H60 Black hawk para a área do pouso forçado. Uma hora e meia depois, eles avistaram o avião e os tripulantes em meio à lama. Ele explicou que foi preciso retirá-los de guincho. “As coordenadas geográficas foram bastante precisas e chegamos exatamente sobre a aeronave acidentada”, disse o Tenente-Aviador Elson Andrade. O Tenente Jail Masine, também piloto, ficou muito feliz com o desfecho da missão. “Salvamos dois pais...São duas famílias. Não tenho palavras”.
Os dois resgatados têm dois filhos cada um. Voltam nesta semana para Curitiba, onde moram. O sistema de salvamento da Aeronáutica fica em prontidão 365 dias do ano, 24 horas por dia.
---
Bimotor com dois tripulantes é resgatado após pouso forçado no PA
Falha no motor e pouco combustível causaram incidente.
Vítimas sofreram cortes e tiveram olhos atingidos por lama de rio.
Do G1
em São Paulo
Um avião bimotor PA-31 com dois tripulantes que tiravam fotos aéreas para confecção de mapas fez um pouso forçado no leito de um rio da região de Oriximiná, no Pará. De acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo resgate na tarde deste domingo (31), o motor direito da aeronave parou e não havia combustível suficiente para chegar até a pista de pouso mais próxima. Os pilotos tiveram apenas ferimentos leves.
Segundo depoimento de um dos pilotos à FAB, o pouso forçado no leito do rio encontrou um poço no trajeto, o que provocou o afundamento do nariz do avião e levantamento da cauda. O parabrisas quebrou e os ocupantes foram atingidos pela lama, inclusive nos olhos. Quando o resgate chegou, eles não conseguiam enxergar o helicóptero de salvamento, apenas ouvi-lo.
A operação de resgate contou com apoio por terra conduzido pelo Cindacta 4, em Manaus (AM), que informava o sinal eletrônico emitido pelo avião acidentado via satélite, e uma equipe especializada em busca e resgate em um helicóptero H60 Black Hawk. Com a ajuda das coordenadas, as vítimas foram localizadas em cerca de uma hora e meia, e retiradas da lama com um guincho.
De acordo com a FAB, os dois pilotos acidentados faziam um aerolevantamento, tirando fotos aéreas para formulação de mapas. Eles sofreram alguns cortes e tinham lama nos olhos e foram encaminhados a um hospital local, mas liberados em seguida.
Fonte: PORTAL G-1, via NOTIMP