|

Após a eleição de Dilma, França espera decisão a favor de seu caça









Lula, que disse que sucessor será ouvido, se reúne hoje com Jobim

Igor Gielow

Passada a eleição de Dilma Rousseff, os franceses que pretendem fornecer os novos caças da força aérea Brasileira estão em suspense máximo. Não por acaso foi o francês Nicolas Sarkozy o primeiro chefe de Estado a parabenizar a petista.

Eles esperam que a decisão em favor de seu avião, o Rafale, saia a qualquer momento a partir de hoje, quando o ministro Nelson Jobim se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Recapitulando: o negócio de cerca de R$ 10 bilhões para fornecimento inicial de 36 aviões se arrasta desde 2001.

Os franceses são os prediletos do ministro Nelson Jobim, que fez a FAB mudar o relatório técnico que favorecia o sueco Gripen NG para adequar-se à vontade política já expressa na parceria estratégica assinada com Paris.

Segundo Lula, porém, a decisão só seria tomada em parceria com o sucessor.

Como o petista já sugeriu a permanência de Jobim na Defesa, os concorrentes temem que a fatura esteja definida em favor dos franceses.

Mas suecos e os americanos, com seu F/A-18, se agarram às notícias dos bastidores que indicam uma certa má vontade com a falta de flexibilidade francesa na discussão de preços -seu avião custa o dobro do Gripen e 40% a mais que o F/A-18, prometendo inigualável transferência de tecnologia.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented