Suspeita de enviar explosivo aos EUA é presa
Jornais americanos comentam que o Partido Democrata pode sair favorecido na eleição para o Congresso na próxima terça-feira (2), porque o governo agiu rápido.
Uma mulher foi presa neste sábado (30) no Iêmen, sob suspeita de enviar os pacotes com bombas encontrados a bordo de aviões que iam para os Estados Unidos. Segundo o governo americano, os explosivos são de um tipo usado pela rede terrorista Al-Qaeda.
A bomba achada em um avião de carga, na Grã-Bretanha, poderia ter derrubado a aeronave se tivesse explodido, confirmou neste sábado (30) a ministra do Interior britânica, Theresa May.
Em Dubai, nos Emirados Árabes, a polícia divulgou fotos de uma bomba semelhante à encontrada nesta sexta-feira (29), também em um avião de carga. Ela estava na caixa mostrada em vídeo, com uma impressora.
Dentro do cartucho de tinta, havia meio quilo de explosivo. O detonador tinha um chip de celular e seria acionado por uma ligação telefônica.
As duas caixas foram despachadas do Iêmen, com destino a sinagogas de Chicago, nos Estados Unidos. E foram descobertas a partir de informações fornecidas pelo serviço secreto da Arábia Saudita.
O envio de qualquer pacote do Iêmen para os Estados Unidos está suspenso. Militares iemenitas fizeram buscas nas ruas da capital, Sana, e apreenderam 24 pacotes suspeitos, que estão sendo investigados.
Uma mulher que teria enviado os pacotes foi presa neste sábado. E a polícia do Iêmen ainda procura outros suspeitos. Jornais americanos comentam que o Partido Democrata pode sair favorecido na eleição para o Congresso na próxima terça-feira (2), porque o governo agiu rápido. O presidente Obama prometeu medidas adicionais para garantir a segurança dos americanos.Fonte: PORTAL G-1, via NOTIMP