Instituto de Aeronáutica e Espaço celebra 56 anos de existência
O Instituto de Aeronáutica e Espaço comemora este ano 56 anos e, para celebrar a data, preparou uma série de atividades. A programação teve início no dia 13 de outubro, quando o instituto recebeu a visita de servidores aposentados e militares da reserva em uma palestra apresentada pelo diretor do instituto, Brigadeiro Pantoja. O evento "Jornada Memorável" também contou com um passeio pelo instituto e terminou com uma confraternização. Árvores nativas e frutíferas foram plantadas no dia 14 de outubro, próximas à Divisão de Propulsão Espacial (APE). A atividade fez parte da programação "Saúde e Natureza". Após o plantio das mudas, os participantes realizaram uma caminhada orientada dentro do instituto, seguida de um lanche natural no final do trajeto. No dia 15 de outubro houve a Solenidade Militar, com entrega de medalhas aos servidores civis, militares e premiação dos amigos do IAE. As festividades dos 56 anos do IAE finalizaram-se no último sábado (16), com a Noite Astral no Observatório Astronômico, quando servidores e familiares visualizaram a Lua ao som do Grupo da Associação do Clube de Choro Pixinguinha da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
O IAE da atualidade
O IAE atua nas áreas de sistemas Aeronáuticos, Espaciais e de Defesa, cumprindo as diretrizes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Seus objetivos estratégicos incluem as ações em pesquisa, desenvolvimento, inovação, operações de lançamento e serviços tecnológicos, visando à busca de soluções que fortaleçam o Poder Aeroespacial brasileiro.
Com um efetivo formado por servidores civis e militares, além de funcionários externos e colaboradores, como bolsistas e tercerizados, totalizando cerca de 1133 pessoas, enfrenta os desafios da Ciência e Tecnologia atuando em uma grande quantidade de projetos, buscando aprimorar-se, cada vez mais, como instituição de excelência capaz de transformar pesquisa e desenvolvimento em inovação, na área aeroespacial.
Assim, o IPD e o IAE, nestes 56 anos de trabalho, ao serem unidos na década de 1990 para o trabalho em prol da Ciência e Tecnologia Aeroespacial, representam o que o instituto é hoje para a Força Aérea Brasileira.