Forças Aéreas das Américas treinam em conjunto no Chile
Sob coordenação do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), com sede em Washington – EUA, o exercício COOPERACIÓN I faz parte de um esforço de mobilização que reúne forças aéreas de 18 países. Com esse treinamento, busca-se compartilhar e coordenar os sistemas e capacidades de resposta a qualquer tipo de catástrofes naturais, humanitárias ou de pedido de ajuda mútua. COOPERACIÓN I simula um desastre com proporções semelhantes ao que aconteceu no Chile, em fevereiro deste ano e se concentrará entre as cidades de Santiago e Puerto Montt. A localização vai permitir aos participantes treinar seus meios aéreos e de apoio em um cenário similar ao de uma situação real de catástrofe, facilitando a padronização de protocolos de resgates e salvamento que poderão ser utilizados em qualquer país que careça desse tipo de apoio. O objetivo do exercício é possibilitar que várias aeronaves militares possam prontamente atuar em conjunto no apoio a eventuais calamidades no continente americano.
A Força Aérea Brasileira (FAB) participará com três aeronaves, um C-105 Amazonas e dois helicópeteros H-60 BlackHawk, respectivamente pertencentes ao 1º/9º e 7º/8º Grupos de Aviação, sediados em Manaus.
Com início previsto para o dia 4 de outubro, a Operação COOPERACIÓN I poderá ser acompanhada pela internet, no endereço http://cooperacion1.fach.cl/.
Chile - A região entre a Cordilheira dos Andes e o Pacífico é bastante conhecida pelas constantes ocorrências de catástrofes naturais, como vulcões, tsunamis e abalos sísmicos. A mais recente tragédia registrada no país aconteceu no dia 27 de fevereiro deste ano. Um terremoto de 8,8 graus de magnitude, perto da cidade de Concepción, a 400 km ao sul da capital Santiago, matou mais de 723 pessoas, segundo dados divulgados pelo Escritório Nacional de Emergências do Chile.
A Força Aérea Brasileira enviou dois aviões C-130 Hércules, incluindo um Hospital de Campanha da Marinha do Brasil. Dois helicópteros H-60 Blackhawk, também da FAB, chegaram à Concepción no dia 4 de março e cumpriram missões de transporte de ajuda humanitária até o dia 19 daquele mês. Na ocasião, 30 brasileiros em trânsito no Chile regressaram, no dia 2 de março, em um avião da FAB à disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos dias seguintes, outros grupos de brasileiros voltaram nos aviões da FAB, que se reversavam nas missões aéreas de ajuda ao país.