Aeroporto de Campo de Marte realiza curso de formação de Voluntários de Emergência
O Aeroporto de Campo de Marte (SP) iniciou, na quarta-feira (20/10), o Curso de Reciclagem do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE). A atividade conta com a participação de 30 pessoas, entre empregados da Infraero e membros da comunidade aeroportuária.
O treinamento tem por objetivo capacitar voluntários em primeiros socorros para o atendimento a possíveis acidentes aéreos. O curso terá instrutores do Hospital da Aeronáutica e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar. “A importância deste curso é preparar os colaboradores para um atendimento rápido e de grande proporção”, disse o coordenador de Segurança Operacional do aeroporto, Mauro Miura.
No final do curso, os formandos estarão aptos a realizar atendimentos de primeiros socorros, como asfixias, paradas respiratórias e traumatismos. A reciclagem acontece uma vez ao ano, sendo que, a cada dois anos, membros das comunidades do entorno do aeroporto, entre moradores e comerciantes, podem participar da capacitação.
O encerramento do treinamento será no próximo sábado (23/10), com o Exercício de Emergência Aeronáutica Parcial (Exeap), que simula uma situação de emergência que requer atendimento de primeiros socorros. No teste, os voluntários terão a oportunidade de colocar em prática as técnicas aprendidas no curso. “No ano passado, realizamos o curso num shopping, para simular um acidente próximo ao aeroporto. Com essas práticas, o voluntário consegue ter uma visão mais ampla do que pode acontecer”, explicou Mauro Miura.
CVE em outros aeroportos de São Paulo
O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos iniciou na última segunda-feira (18/10) o Curso de Formação de Voluntários de Emergência de 2010. Participam do treinamento 170 pessoas, sendo 120 novatos. A turma concluirá a parte teórica da atividade na próxima segunda-feira (25/10) e realizará o Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac) na quarta-feira (27/10). Na ocasião, será simulada a ocorrência de um desastre aéreo, onde os voluntários serão testados de acordo com o conteúdo ministrado no curso. Atualmente, Guarulhos conta com 920 participantes em seu Corpo de Voluntários de Emergência.
Já o Aeroporto de Congonhas realizou seu último Curso de Voluntários de Emergência em maio de 2010. Ao todo, 62 pessoas participaram da atividade, o maior número registrado em toda realização do curso, iniciado em 1981.
Em Campinas, o Aeroporto Internacional de Viracopos também no mês de maio, encerrado com a realização de um exercício simulado parcial. Para novembro está prevista a realização de um exercício completo, quando cem voluntários serão testados.
Fonte: INFRAERO