Galeão recebe curso da Icao
O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Antonio Carlos Jobim – Galeão encerrou nesta quinta-feira (26/8) o curso “Del Programa de Datos de Inspecciones de Seguridad en Rampa”. A parte prática do curso teve início em 23/8. Durante essa fase, 36 inspetores, divididos em dois grupos, cada um com três equipes, visitam as aeronaves, fazem as inspeções e transferem as informações para o banco de dados no site da organização.
O treinamento é uma parceria da International Aviation Organization (Icao) com a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O programa tem o objetivo de padronizar os procedimentos de inspeção de rampa para voos internacionais. Para isso, os participantes recebem um check-list com os itens a serem verificados nas aeronaves para garantir maior segurança.
De acordo com o inspetor da Anac, Sávio Ferreira, o curso proporciona melhorias no processo de inspeção das empresas aéreas estrangeiras. "Com esse treinamento, padronizamos os procedimentos de coleta de dados, atualizamos as ferramentas teóricas e agregamos recursos de informática que contribuem para o aumento da segurança operacional da aviação civil”, concluiu.
O superintendente do Galeão, André Luis Marques de Barros, destacou a satisfação de receber um curso de uma instituição internacional. "A escolha do Galeão para sediar as aulas práticas do treinamento mostra que o aeroporto é um exemplo de boas ações na área de Segurança da Aviação Civil", acrescentou.
O treinamento é organizado pela sede da Icao, localizada em Lima/Peru, e tem a participação de inspetores de vários países. Ao final do curso, os alunos recebem certificado de capacitação para uso do banco de dados internacionais.
Fonte: INFRAERO