Classes C e D serão maioria dos novos passageiros de avião
Francine de Lorenzo e Vanessa Dezem, de São Paulo
Nos próximos 12 meses, cerca de 11 milhões de brasileiros deverão realizar sua primeira viagem de avião, segundo levantamento do instituto de pesquisa Data Popular. E em torno de 82% dos novos passageiros serão das classes C e D, que deverão responder por 48% dos gastos de R$ 23 bilhões com turismo e lazer em 2011.
"Nos últimos anos, a chegada de novas companhias ao setor, a queda no valor das passagens e principalmente as opções de parcelamento na hora de pagar os bilhetes aéreos ajudaram a democratizar as viagens de avião", diz Renato Meirelles, diretor do Data Popular.
A pesquisa mostra que o transporte aéreo está se tornando mais popular, com 26,4 milhões de brasileiros planejando fazer ao menos uma viagem de avião em 2011. Desse total, 67% são pessoas das classes C e D.
A Azul Linhas Aéreas planeja aumentar sua presença nesse público com a venda de passagens no varejo. O diretor comercial da empresa, Paulo Nascimento, diz que em até quatro semanas a novidade deverá ser lançada. Três grandes redes, incluindo supermercados, estão negociando com a Azul.
Em mais um esforço para atingir as classes emergentes, a TAM anunciou a venda de passagens em estandes nas Casas Bahia, onde os clientes terão facilidades no pagamento. Inicialmente, a novidade estará nas lojas da Praça Ramos, Vila Nova Cachoeirinha e em São Mateus. Foram investidos R$ 10 milhões nesse plano em dois anos.
Fonte: VALOR ECONÔMICO, via NOTIMP