Projeto Social do Aeroporto de Campo Grande capacita jovens
O Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS) formou no último dia 13/7 a 15ª turma do projeto Social “Araraúnas na Pista da Informática”. Esta ação integra o programa Infraero Social, que habilita jovens e adolescentes para o mercado de trabalho. O principal objetivo é a capacitação profissional e educação formal desses novos cidadãos.
Para o superintendente do Aeroporto Internacional de Campo Grande, Autemar Lopes de Souza, o “Araraúnas na Pista da Informática” representa uma esperança para as famílias residentes nos bairros vizinhos ao aeroporto, que reconhecem a importância do projeto. “É gratificante sabermos que estamos colaborando para a transformação do futuro desses jovens”, comemorou Autemar.
O projeto existe no aeroporto desde 2003 e oferece cursos básicos de informática e oficinas de cidadania para jovens e adolescentes na faixa etária de 14 a 17 anos. São capacitados 60 alunos anualmente. Os resultados já são visíveis e compensadores, pois desde sua implantação, aproximadamente 450 jovens já foram capacitados e receberam os certificados emitidos pelas entidades integrantes.
Para Maikon Marcelino Fernandes, que hoje é contratado pela Infraero como menor aprendiz e ex-aluno do Projeto Social “Araraúnas na Pista da Informática”, o primeiro emprego é motivo de alegria. "Eu gosto muito de estudar e sou muito grato à Infraero pela oportunidade de trabalhar desde os 15 anos”, comentou Maikon, contratado em novembro de 2008 ao se destacar no “Araraúnas na pista da Informática”.
O evento contou com a presença dos 30 formandos, representantes da Infraero e das instituições parceiras do projeto, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Prefeitura Municipal de Campo Grande e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além dos familiares.
Fonte: INFRAERO