Projeto Rondon chega a 60 municípios com 1.210 universitários em Estados do Norte e Nordeste
Já em Rondônia, em 16 municípios localizados ao longo da BR-364, 320 rondonistas (assim são chamados os professores e alunos que participam do Projeto) estarão mobilizados nas ações, a partir de 16 de julho próximo. No total, portanto, computados os três eventos, haverá em julho a mobilização de 1200 rondonistas em três Estados do País, até o final do mês.
O Projeto Rondon iniciou, em julho, dois eventos visando levar ações de cidadania e desenvolvimento a 44 municípios do Maranhão e de Pernambuco e se prepara para executar um terceiro, em Rondônia. Nos dois eventos, cerca de 880 estudantes e professores, de faculdades e universidades de todo o País, estão envolvidos na tarefa.
Durante as duas semanas em que permanecerão nos municípios, os rondonistas realizarão, entre outras atividades, palestras, oficinas, workshops e dinâmicas nas áreas de saúde, esporte, educação, gestão pública, gestão de projetos e sustentabilidade.
Os municípios visitados, em sua maioria, enfrentam sérios problemas nas áreas de assistência à saúde, proteção ambiental, saneamento básico, educação e planejamento urbano.
O primeiro evento é a Operação Rei do Baião do Projeto Rondon, abrangendo 440 rondonistas, teve início em 9 de julho, em Pernambuco. Instalados inicialmente no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, unidade militar sediada em Petrolina, que vem assegurando alimentação, alojamento e apoio logístico aos integrantes do Projeto Rondon, professores e alunos seguiram para realizar ações em 22 municípios localizados na região Extremo-Oeste do estado de Pernambuco. Os rondonistas devem permanecer na região até 25 de julho de 2010.
O segundo evento é a Operação Catirina, que vem sendo executada em 22 municípios da região Centro-Norte do Estado do Maranhão, no período de 10 a 26 de julho. A cerimônia de abertura da operação foi realizada em 11 de julho, no Auditório multieventos da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Já a Operação Mamoré será concluída em 1 de agosto de 2010. A exemplo da Operação Rei do Baião, a Operação Catirina será composto de 440 rondonistas. São Luis, capital do Maranhão, é o centro regional da operação.
A cerimônia de abertura da Operação Catirina foi realizada no Centro de Convenções “Governador Pedro Neiva de Santana”. A Operação tem o apoio do 24º Batalhão de Caçadores, que ofereceu alimentação, acomodação e suporte logístico. Os rondonistas retornarão às cidades de origem em 26 de julho.
Projeto Rondon
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, em parceria com a Secretaria -Geral da Presidência da República, tem o apoio dos seguintes Ministérios : Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente e Saúde.
Ao participar do Rondon, estudantes e professores têm a oportunidade de conhecer a realidade brasileira, aprimorar sua formação e contribuir para o desenvolvimento local das comunidades. O Rondon foi criado em 11 de julho de 1967. Em 2005, recebeu nova configuração do governo federal. Desde então, o Rondon já levou mais de 9.800 rondonistas a cerca de 630 municípios brasileiros.