No Rio de Janeiro, 121 novos Cabos formam-se em cerimônia
A cerimônia de conclusão do Curso de Formação de Cabos (CFC) do ano de 2010, presidida pelo Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major Brigadeiro do Ar Élcio Picchi, foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 7, no Terceiro Comando Aéreo Regional, no Rio de Janeiro.
Eles vieram de Organizações Militares de toda parte do Brasil em busca de realizar o sonho de ascender mais um degrau na carreira. Após 3 meses de formação, 121 jovens, entre 21 e 23 anos, realizaram com êxito a transição de Soldado para Cabo da Força Aérea Brasileira.
Os formandos da turma Gaurus não deixaram em nenhum momento o sabor da vitória passar despercebido. Com passos bem cadenciados, garbo e total marcialidade, surpreenderam familiares e amigos que não conseguiram segurar a emoção até o término da Solenidade: “Me sinto muito emocionado e orgulhoso. Ser militar da FAB representa uma carreira sólida e ensina disciplina e responsabilidade.” Afirmou Marcos José Ribeiro de Jesus, 43, tio do Cabo Leoni Dias da Silva.
Uma homenagem especial premiou com placas de honra ao mérito os três primeiros colocados na média da turma: Cabo Esdras Manoel Camilo da Silva, Cabo Felipe Edson Pereira Tamanqueira, e o Cabo Eduardo José dos Santos Silva, primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
O Cabo Esdras, que serve na EPCAR (Barbacena-MG), explica que já iniciou o CFC com objetivo de ser o "zero-um" do esquadrão "Coloquei o primeiro lugar como meta e me dediquei ao curso com muita seriedade. Estudei bastante e consegui meu objetivo", afirmou o militar.
A alegria pela vitória foi compartilhada com os familiares do Cabo Esdras, que prestigiaram a formatura. "É um momento de muita emoção para todos nós. Eu fui soldado do Exército e, quando ele se alistou como soldado, mostrei as fotos da minha época e disse a ele que ele precisaria de muita disciplina e respeito pela hierarquia", relembrou o pai.
O Comandante do Terceiro COMAR, Major Brigadeiro Picchi, reforçou na Ordem do Dia o compromisso reafirmado por cada um dos formandos: “Ao tornarem-se Cabos, os senhores reafirmam o compromisso com a hierarquia e a disciplina, pilares da carreira militar. Do mesmo modo, ratificam valores como coragem, lealdade e honra, indispensáveis ao exercício profissional.”
A turma Gaurus contempla Cabos especializados em 6 áreas: Enfermagem, Odontologia, Estrutura e Pintura, Material Bélico, Suprimentos e Eletromecânica. Os militares serão designados para suas OM de origem para serem redistribuídos.