Livro Retratos D’Dumont é lançado no Aeroporto do Rio de Janeiro
O Aeroporto Santos Dumont foi palco nesta quarta-feira (30/6) do lançamento do livro “Retratos D’Dumont”, do jornalista Juca Fernandes. A autor, inclusive, dedicou parte do livro ao próprio aeroporto. O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, marcou presença na cerimônia e reverenciou a memória do aviador Alberto Santos Dumont. “A Infraero existe em função de Santos Dumont. Sem sua imensa capacidade criativa, a empresa não existiria”, destacou o presidente.
A obra faz parte do projeto Retratos D’Dumont, que tem a Infraero como uma de suas patrocinadoras. O livro, de 176 páginas, foi resultado de uma pesquisa de quase três anos e traz quase 300 fotografias com os dirigíveis inventados pelo Pai da Aviação, assim como imagens inéditas de Alberto Santos Dumont e fotos antigas e recentes do aeroporto de mesmo nome. O livro será distribuído gratuitamente aos apoiadores do projeto e a aeroclubes, escolas de aviação, museus e companhias aéreas de todo o Brasil.
O projeto Retratos D’Dumont inclui ainda uma exposição que percorrerá outros aeroportos do País inteiro. A exibição ficará por 15 dias no Aeroporto Santos Dumont e depois seguirá para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim. Juca Fernandes, ao falar do projeto, comentou sobre a importância do trabalho para a memória do país e da empresa. ”Esse é um projeto de preservação, além da história de Santos Dumont, da própria Infraero. Sem a Infraero, não seria possível realizá-lo”, finalizou.
Também participaram do evento o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, e o diretor de Operações da Infraero, João Márcio Jordão.
Fonte: INFRAERO