Irã escreve ao Conselho de Segurança e agradece a Brasil e Turquia
Agência AFP
TEERÃ - As novas sanções do Conselho de Segurança da ONU não impedirão o Irã de prosseguir com seu programa nuclear pacífico, afirmou o chanceler iraniano, Manuchehr Mottaki, em uma carta aos 15 membros do Conselho, na qual agradece ao Brasil e à Turquia por "resistirem às pressões políticas".
"A adoção de tais resoluções não afeta a determinação do Irã de prosseguir com seu programa nuclear pacífico", escreve Mottaki em sua carta enviada aos 15 chanceleres dos países membros do Conselho de Segurança, citada pela agência Irna.
O Conselho de Segurança adotou em 9 de junho uma resolução que reforça as sanções contra o Irã por sua negativa de suspender seu enriquecimento de urânio.
Doze dos 15 membros do Conselho - em particular China e Rússia, aliados tradicionais de Teerã - votaram a favor da resolução, mas Brasil e Turquia votaram contra, e o Líbano se absteve.
Mottaki agradeceu em sua carta ao Brasil e à Turquia "por sua resistência às pressões políticas de alguns países e por seu voto negativo à resolução".
Brasil e Turquia negociaram em maio um acordo para a troca de urânio iraniano em território turco, mas o texto foi ignorado pelas potências, que suspeitam que a República Islâmica quer fabricar uma bomba atômica.
Fonte: Portal JB-On line, via NOTIMP