CENIPA apoia órgão investigador colombiano
Dois investigadores da Unidad Administrativa Especial de Aeronáutica Civil de Colômbia estiveram no CENIPA este mês para acompanhar a extração de dados de gravadores de voo (caixa-preta), realizada pela equipe do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), e obter arquivos com informações necessárias à investigação. A caixa-preta analisada pelo órgão investigador colombiano pertence à aeronave Embraer – 145 (145 ER), HK 4536, operada pela Satena (Sevicios de Aeronavegación a Territorios Nacionales) e envolvida no acidente ocorrido dia 5 de maio, em Mitu. Trinta e sete passageiros e cinco tripulantes a bordo saíram ilesos.
Além da transcrição do áudio, o LABDATA do CENIPA forneceu aos colombianos a animação dos dados para a análise dos parâmetros de voo. Um representante da Embraer, empresa fabricante da aeronave, também participou dos procedimentos de captação dos dados que serão usados na investigação.
Desde janeiro, o LABDATA realizou a extração de dados de 12 caixas-pretas de aeronaves envolvidas em acidentes ou incidentes e prestou auxílio a dois países da América Latina (Bolívia e Colômbia). Inaugurado em novembro de 2009, o LABDATA significou autonomia para as investigações brasileiras de acidentes aeronáuticos realizadas pelo CENIPA, uma Organização Militar do Comando da Aeronáutica. Uma das propostas do Laboratório que tem sido concretizada é a prestação de serviços a países que precisem de suporte para a extração e análise de dados de caixas-pretas.