Base Aérea de Santa Cruz entrega medalha para oficiais que atuaram na 2ª Guerra
Na manhã desta segunda-feira, 5 de julho, a Base Aérea de Santa Cruz, designou uma comissão para realizar a entrega da medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura” ao Major Especialista Reformado Arthur Carlos de Mesquita Pinto Bandeira e ao 1º Tenente Especialista Reformado Otílio Nunes Alvarenga, ex-integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça, na campanha da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.
Devido aos agraciados estarem na melhor idade, a entrega ocorreu em suas respectivas residências. O Major Arthur, com 88 anos, reside no Jardim Guanabara, Ilha do Governador e o Ten Otílio, 94 nos, é morador do bairro de Madureira, zona norte do Rio.
A medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura” foi instituída pelo Decreto Presidencial Nº 7.085, de 29 de janeiro de 2010, cujo objetivo é o reconhecimento aos Comandantes de Unidades Aéreas e aos Veteranos do 1º Grupo de Aviação de Caça e da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação pela conduta em prol da operacionalidade da FAB.
O Brigadeiro Nero Moura foi o Comandante do Grupo de Caça durante a Segunda Guerra Mundial, tendo realizado 62 missões reais. Ao conceder mais esta condecoração aos agraciados, a Força Aérea Brasileira ratifica o reconhecimento pelo seu histórico de vibração e brio.