Exercícios com aviões de caça e de artilharia começam em Boa Vista
Começou nesta segunda-feira (28) o Exercício Sabre na cidade de Boa Vista (RR), com a participação de mais de 400 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), além do efetivo da Base Aérea de Boa Vista (BABR). Evento vai até o dia 4 julho e tem o objetivo de propiciar treinamento, avaliação e instrução às equipagens de combate da aviação de caça da FAB. Durante o exercício, militares executarão missões de ataque ao solo, interceptação, patrulha aérea de combate e escolta, entre outras.
Durante a cerimônia de abertura, o Comandante da III Força Aérea, responsável pelas aviações de caça e reconhecimento da FAB, Major-Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, enfatizou o aperfeiçoamento dos processos de planejamento, a revisão e padronização da doutrina de emprego e, principalmente a segurança de voo. “A segurança de voo é fator essencial para que possamos cumprir bem a nossa missão e está presente em todos os momentos, desde a fase de planejamento até o encerramento das operações”, ressaltou.
Paralelamente, durante a semana também acontece o Exercício SISDABREX, em conjunto com o Exército Brasileiro, sob a coordenação do Comandante do COMDABRA (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro), Major-Brigadeiro-do-Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira. O SISDABREX tem o objetivo de exercitar os meios da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército.
Também participam das operações as aviações de Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas que farão missões de Reabastecimento em Voo (REVO), Controle e Alarme em Voo, Alerta de Busca e Salvamento (SAR), prestando apoio às atividades aéreas planejadas.