Disciplina para empresa aérea
EDITORIAL
As novas exigências feitas às empresas aéreas colocam alguma ordem em um mercado até agora marcado pela selvageria. A resolução da Anac amplia os direitos dos passageiros de avião no caso de atrasos, cancelamentos ou prática de overbooking.
O texto já publicado garante os direitos do consumidor de forma geral, sem considerar quem é o responsável pelo atraso ou cancelamento. De acordo com a Anac, a resolução trata especificamente da assistência devida ao passageiro por problemas gerados pelas companhias aéreas, valendo para qualquer situação, mesmo quandoa culpa não for da empresa.
Trata-se de um avanço. Por exemplo, os passageiros devem receber as informações devidas sempre que o atraso chegar a uma hora. Após duas horas, as companhias fornecerão alimentação. Reembolsos serão imediatos. Tudo isso é positivo.
No entanto, ainda é pouco. Os usuários continuarão a ser massacrados por filas imensas, resultado da resistência das empresas em contratar funcionários para lhes prestar a devida assistência. O mesmo vale para a falta de espaço interno e pela demora no atendimento. Ainda há muito o que fazer.
Fonte: JORNAL DE BRASÍLIA, via NOTIMP