|

Reunião da Aviação de Patrulha termina hoje na Base Aérea de Santa Cruz





Termina hoje (dia 28 de maio) a XXVII Reunião da Aviação de Patrulha (RAP), realizada na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ). Além da solenidade final, na programação do dia, também estão previstos painéis e debates. Iniciada no dia 23 de maio, a RAP conta com a presença de cerca de 150 militares e tem como foco estabelecer diretrizes operacionais para otimizar a realização de missões reais pelos quatro Esquadrões de Patrulha da Força Aérea Brasileira.

“Os objetivos da RAP são proporcionar intercâmbio operacional entre as equipagens da Aviação de Patrulha. Durante a Reunião, participamos de vários debates doutrinários e também de reuniões setoriais. Durante elas, são realizadas tentativas de padronizar procedimentos operacionais entre todas as unidades tentando alcançar uma maior segurança operacional”, ressalta o comandante do 3º Esquadrão 7º Grupo de Aviação (3º/7º GAV - Esquadrão Netuno), Tenente-Coronel Aviador Luiz Antônio Moreira Fidélis.

Outro foco da RAP era traçar diretrizes para a chegada da Aeronave P-3AM, que será operada no 1º Esquadrão 7º Grupo de Aviação (1º/7º GAV - Esquadrão Orungan). “Pudemos interagir com outros Esquadrões, planejando missões já com vistas à chegada do P-3. É uma aeronave muito esperada, com recursos de última geração. O P-3 vai representar um grande desenvolvimento em todas as áreas que a aviação de patrulha já atuava”, destaca o comandante do 1º/7º GAV, Major Aviador Ângelo Damigo Tavares.

A Reunião também foi uma oportunidade para troca de experiências entre os militares. “Reunimos os quatro esquadrões para um intercâmbio de informações, de culturas dentro das unidades e de novas propostas de operacionalidade que possam vir a somar dentro da Força. Dentro do 2º/7º temos desenvolvido um trabalho para otimizar os nossos meios busca e salvamento. Apresentamos alguns processos que têm sido feitos em nosso Esquadrão e com certeza será de utilidade para os demais militares de Patrulha da Força”, afirma o comandante do 2º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação (2º/7º GAV – Esquadrão Phoenix), Tenente-Coronel Aviador Paulo Ricardo Fernandes Naumann.

“Essa última semana, pudemos ver a união de todos os Esquadrões e a formulação de várias doutrinas e procedimentos. Sendo aqui, em Santa Cruz, que foi praticamente a unidade pioneira dessa missão anti-submarino, é possível encontrar muitas pessoas da região que voaram neste tipo de aviação e trazem informações que buscamos congregar na formulação dessas doutrinas. Dessa forma, todos os participantes da Reunião têm um grande ganho operacional, doutrinário e intelectual”, explica o Comandante do 4º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação (4º/7º GAV – Esquadrão Cardeal), Tenente-Coronel Aviador Marcos Vinício Dupont

Fonte: CECOMSAER



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented