Militares do Brasil e Bolívia iniciam planejamento de exercício com as duas Forças Aéreas
Militares do Brasil e da Bolívia iniciaram o planejamento para a primeira edição do exercício BOLBRA , que ocorre de 23 a 27 de agosto. O evento é coordenado pelo Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) e responsabilidade da Terceira Força Aérea (III FAE). De acordo com o Coronel Aviador José Maurilo Machado de Lima, Chefe do Estado-Maior da III FAE, o exercício tem por objetivo estreitar laços de amizade e fazer intercâmbio de experiências entre os dois países. “O objetivo da operação é fortalecer os laços de amizade, já existentes, entre o Brasil e a Bolívia, aumentando a confiança entre os oficiais de ambas as Forças Aéreas”, disse.
Desde o dia 17 de maio, representantes das duas Forças envolvidas na BOLBRA I reuniram-se no Colégio Militar de Aviação (COMILAV – Bolívia), em Santa Cruz de la Sierra, onde o Coronel Luis Montaño Pardo (Diplomado em Altos Estudos Nacionais), Comandante da Terceira Brigada Aérea, declarou abertos oficialmente os trabalhos de planejamento da BOLBRA I. Ele deu as boas vindas à comitiva brasileira. Declarou, ainda, em nome da Força Aérea Boliviana, estar muito satisfeito pela realização do Exercício, e quanto à certeza do êxito da missão, comprometendo-se em empenhar seus melhores recursos.
O Coronel Aviador Machado disse, também, que as expectativas da FAB eram transmitir o máximo de conhecimento aos bolivianos. “A Força Aérea Brasileira espera, com a BOLBRA I, transmitir o máximo de aprendizado aos pilotos bolivianos, a fim de que, ao final da missão, eles tenham condições de compreender as modernas táticas de planejamento e execução de operações de interceptação e ataque”.