|

Grupo Especial de Ensaios em Voo abre inscrições para curso





Instrumentadores trabalhandoO Grupo Especial de Ensaios em Voo (GEEV) abriu inscrições para o exame de seleção do XXI Curso de Ensaios em Voo (CEV), a ser realizado ao longo de 2011. Para se inscrever-se no Curso de Ensaios em Voo, o candidato militar – sargento BEI ou BET (modalidade instrumentador de ensaios), tenente ou capitão (modalidades piloto de ensaio experimental ou engenheiro de ensaio experimental) deverá enviar, via cadeia de comando, seu requerimento ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) até o dia 23 de julho. Para candidatos não pertencentes ao Comando da Aeronáutica, o requerimento deve ser encaminhado ao DCTA via Estado-Maior da Aeronáutica. As seguintes modalidades estão disponíveis: instrumentador de ensaios (sargentos BEI e BET); piloto de ensaio experimental de asa fixa; e engenheiro de ensaio experimental de asa fixa.

O curso, terá duração de 45 semanas, e inicia-se em 7 de fevereiro de 2011 e termina em 16 de dezembro do mesmo ano. Ao final do curso, os alunos são classificados no Grupo Especial de Ensaios em Voo (São José dos Campos-SP), onde terão a oportunidade de participar das mais variadas campanhas de ensaio em voo.

Os técnicos formados no CEV (modalidade instrumentador de ensaios) preparam as aeronaves a serem ensaiadas para que diversos parâmetros possam ser gravados por um sistema de aquisição de dados ou transmitido via telemetria para uma estação de solo ou aeroembarcada. A preparação da instrumentação de ensaio envolve modificações em sistemas da aeronave e/ou a instalação de sensores de forma que diversas informações (como a velocidade, altitude, regime de motor, inclinação da aeronave, etc.) sejam gravadas para posterior análise ou transmitidas em tempo real (semelhante ao que acontece em corridas de Fórmula 1) para que pessoal especializado em solo possa conduzir e gerenciar os ensaios.

Os engenheiros e pilotos de prova formados no CEV planejam e executam os voos de ensaio, coletando os dados a serem analisados. A análise criteriosa desses dados permite avaliar se uma aeronave ou seu sistema é adequado para o cumprimento de uma determinada missão, dentro de condições aceitáveis de segurança de voo. Também permite que a equipagem de ensaio confronte os dados obtidos com os requisitos de normas e contratos com vistas à certificação do produto.

Instrumentadores

Fonte: GEEV



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented