Galeão é escolhido para ser o centro do Sistema Gerenciador de Telecomunicações Aeronáuticas da Infraero
O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim foi escolhido como centro do Sistema Gerenciador de Telecomunicações Aeronáuticas da Infraero (SGTAI). Esse sistema - já instalado no Galeão - possibilita uma interligação via internet com toda a rede de mensagens aeronáuticas da Infraero, oferecendo maior segurança no caso de algum problema técnico. O SGTAI controla o tráfego de mensagens aeronáuticas de toda a Rede, o que permite ao Galeão, como Centro Nacional de Monitoração do Sistema, ter uma interação direta com todas as localidades e empresas aéreas ligadas à Infraero. Além disso, estão sendo adquiridos novos no breaks com maior capacidade de estabilização, para eventuais quedas de energia.
Maurício Diniz, Fernando Freire (c) e Marcelo Moura ajudaram a desenvolver o SGTAI
Criado em 2002, o SGTAI é um sistema exclusivo da Infraero e possui, ao todo, 193 terminais de controle, distribuídos entre aeroportos e empresas privadas, e 56 terminais de interligação entre sistemas. No Galeão, uma equipe de 11 profissionais é responsável pelo controle das informações, 24 horas por dia. Aproximadamente 20 mil mensagens passam pelo sistema diariamente, entre enviadas e recebidas.
O Galeão é o único aeroporto da Rede a operar o sistema inteiro, enquanto os administradores regionais possuem acesso somente ao SGTAI que está sob sua gerência.
Fonte: INFRAERO