Resgate na água: saiba como o Esquadrão Pelicano treina o método que salva tanta gente
O Esquadrão Pelicano deslocou-se para Três Lagoas-MS com suas aeronaves H-1H, SC-105 Amazonas SAR e SC-95B Bandeirante SAR, com objetivo de realizar treinamento periódico em resgate na água. Foi empregado o método inglês de Içamento, denominada também como "Kapoff". Os trabalhos ocorrem até o dia 4 de maio. Fonte: CECOMSAER
Esse método é um aprimoramento da técnica tradicional de içamento e foi desenvolvido pela RAF (Força Aérea Britânica) para o resgate de vítimas de acidentes ou naufrágios no Mar do Norte onde as grandes ondas e a baixa temperatura da água impõe a necessidade de um processo que permita o resgate do sobrevivente no menor tempo possível.
O método tem sido utilizado pela Força Aérea Brasileira em missões de resgate em meio a enchentes, como ocorreu no ano passado em cheias no Maranhão, Piauí e Santa Catarina.
A técnica consiste em conduzir o voo do helicóptero dentro de um circuito de curta extensão e, durante os instantes finais, levar o homem de resgate, suspenso pelo cabo do guincho do helicóptero, até a vítima à deriva e içá-la, em segurança, para bordo da aeronave onde receberá os cuidados médicos necessários.
Os treinamentos são realizados próximos à represa de Jupiá e os militares permanecerão no treinamento até o dia 4 de maio.
Apesar do treinamento, o serviço de Alerta SAR Brasil permanece ativo durante as 24 horas do dia e em todos os dias do ano em prol da salvaguarda da vida humana onde quer que seja necessário.