Europa terá centro único de controle do tráfego aéreo
Medida se deve ao caos provocado por vulcão
Bruxelas - A União Europeia anunciou ontem que, depois do caos provocado pela erupção do vulcão islandês Eyjafjallajökull, vai criar um sistema único para regular o espaço aéreo do continente. O chamado ‘Céu Único Europeu’ vai permitir mais eficiência na administração.
Atualmente, 27 países que participam do monitoramento dos voos têm 60 centros de controle. Nos EUA, apenas 20 centros de controle administram o dobro de voos.
Ontem, curiosamente, pela primeira vez desde o início do caos aéreo causado pelas colunas de fumaça emitidas pelo vulcão, o aeroporto de Reykjavik, capital da Islândia, foi fechado.
Até então, a coluna de cinzas seguia em direção leste, atingindo a Grã-Bretanha, os países escandinavos e outras nações da Europa, mas poupando a própria capital islandesa, Reykjavik, situada no sudoeste da ilha.
Ontem, a Suécia e a Noruega chegaram a fechar seus espaços aéreos em períodos do dia. No resto do continente, porém, o movimento continuou se normalizando: 27 mil de 28 mil voos previstos foram realizados. Muitos aeroportos continuam, porém, com longas filas de passageiros que tentam viajar.
A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) estima as perdas já sofridas em 1,7 bilhão de dólares e criticou a ´´confusão´´ causada pela reação europeia.
Fonte: JORNAL O DIA, via NOTIMP