Buscas aos destroços de helicóptero que caiu em Mangaratiba são suspensas
A Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros de Angra dos Reis suspenderam ontem, as buscas dos destroços do helicóptero modelo Robinson R 44, prefixo PR-KIM, que caiu no mar de Mangaratiba, na Costa Verde, quarta-feira. Não há previsão de quando elas retornarão. O piloto foi resgatado por um barco de pesca e prestou declarações parciais em sua casa, no Rio, a militares do 3º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Ele não sofreu nenhum ferimento.
A Aeronáutica informou ainda que o helicóptero pertenceria a uma empresa privada, mas não divulgou o nome da firma nem o do piloto. Foi confirmado, apenas, que o piloto realizou uma manobra de emergência, devido a problemas técnicos no helicóptero. As testemunhas que viram a aeronave cair na Baía de Angra dos Reis também já depuseram. A última busca foi quinta-feira.
- As buscas foram suspensas porque não há expectativa de vítimas, já que o piloto estava sozinho. Resolvemos não disponibilizar os recursos do Corpo de Bombeiros nas buscas. Hoje é feriado (Dia de São Jorge) e Mangaratiba e Angra estão cheias de turistas. Por isso, não deixamos que esses meios utilizados pelos bombeiros fossem desviados para aumentar a segurança dos banhistas e da população da Costa Verde - disse um capitão da Aeronáutica, que pediu para não ser identificado, por questões administrativas.
Segundo o militar, embora a aeronave não tenha sido ainda localizada, sabe-se que ela está em local de difícil acesso e preservada da ação de curiosos. Ele explicou que, ninguém vai mexer nos destroços do helicóptero, ou seja, os indícios estão preservados para uma futura continuação das buscas. - Mesmo assim, as investigações para descobrir a causa do acidente vão continuar - disse o capitão.
Fonte: Diário do Vale, via NOTIMP