|

Brasil e EUA






Antônio Machado

É no mínimo curioso o acordo que Brasil e Estados Unidos assinarão hoje na área de defesa. O ministro Nelson Jobim garante que o acordo não prevê a instalação de bases militares americanas em território brasileiro. Segundo o governo brasileiro, entre as áreas beneficiadas estão as iniciativas comerciais relacionadas à defesa; os programas e projetos de tecnologia; o intercâmbio de estudantes, instrutores e pessoal de treinamento; e eventos esportivos e culturais. E, em nota, o Itamaraty afirma que o documento prevê respeito à integridade, à soberania e garantirá a inviolabilidade territorial do país.

Ah, bom.

Caças e Irã

Mas o interessante é que os americanos vieram assinar o acordo no exato momento em que o Brasil está para definir a compra de 36 caças, num pacote de US$ 2 bilhões. Estão na briga os franceses Rafale, os suecos Gripen e os americanos F-18. Em setembro passado, o presidente francês Nicolas Sarkozy veio ao Brasil para vender os Rafale. Na semana passa, os reis suecos desembarcaram para vender o Gripen. Hillary Clinton já conversou com Lula sobre os F-18. O acordo seria um sinal? A conferir.

O outro fato curioso é que Brasil e EUA estão em campos opostos em relação ao Irã. O governo americano quer impor sanções comerciais pesadas para que o Irã não leve adiante seu programa nuclear. O Brasil defende o direito do Irã ao uso pacífico da energia nuclear. Lula estará lá em maio para dizer isso. Ou seja, o Brasil firmará acordo de defesa com os EUA, que já estão na Colômbia, que são contra o Irã e querem que o Brasil também condene os iranianos. Samba do crioulo doido.

Fonte: ESTADO DE MINAS, via NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented