Aeroporto de Brasília realiza ações de acessibilidade
O Aeroporto Internacional de Brasília /Presidente Juscelino Kubitschek (DF) adotou uma série de medidas visando às melhorias no atendimento a usuários com deficiência ou mobilidade reduzida.
Recentemente foram instaladas 1.559 placas de piso tátil de alerta por toda a área interna do aeroporto e 847 placas de piso tátil direcional que percorrem o caminho das rampas até o balcão de informações. A implantação das placas facilita o acesso de usuários com deficiência visual ou com baixa visão. O piso tátil de alerta funciona como aviso prévio para algum obstáculo que possa vir a causar transtorno ao passageiro deficiente visual, como escadas rolantes, elevadores, rampas etc. Já o piso tátil direcional tem o objetivo de guiar o usuário ao balcão de informações da Infraero.
Capacitação
No quesito capacitação, foi concluído no último dia 1/4 o segundo módulo do curso de “Linguagem Brasileira de Sinais” (Libras), com carga horária de 60 horas. O curso é um aprofundamento do módulo básico e conta com a participação de funcionários da Infraero e da comunidade aeroportuária.
“O segundo módulo dá uma base maior de conversação, tornando a comunicação mais rápida”, comenta Chirley Pereira, supervisora do balcão de informações do aeroporto e participante do curso.
Para o superintendente do aeroporto, Antonio Erivaldo, as ações são fruto da preocupação da Infraero com o direito de ir e vir dos usuários nos aeroportos. “O Aeroporto de Brasília é modelo, seguindo a política da Infraero de oferecer acessibilidade nas dependências sob a nossa responsabilidade”, destacou o superintendente.
Fonte: INFRAERO