Jobim diz que relatório sobre caças sai em abril
Análise está sendo realizada pela consultoria jurídica do ministério
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse na quinta-feira que o relatório sobre a proposta de compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) ficará pronto só em abril. O documento será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que dará a palavra final.Participam da disputa caças franceses Rafale (Dassault), americanos F-18 (Boeing) e suecos Gripen (Saab). "O relatório está sendo terminado agora. O trabalho está na consultoria jurídica do ministério para que depois eu possa fazer a exposição ao presidente", disse ele.
Conforme o ministro, Lula deve receber o relatório perto da Páscoa - que cairá no começo de abril. "Creio que pela Páscoa terei condições de apresentar ao presidente os motivos trazendo dois aspectos. Um fazendo uma sugestão em relação às opções. E outro fixando parâmetros para o prosseguimento das negociações com o eventual escolhido."
Jobim negou que o governo já tenha feito a escolha dos caças. "A escolha ainda não foi feita. O relatório produzirá a escolha", assegurou.
No entanto, ele sinalizou a preferência pelos franceses. "Temos experiência com eles, mas isso tudo não significa que haja decisão final." Jobim afirmou que está em jogo mais do que a compra de caças, mas a transferência de tecnologia ao País."Não estamos comprando só aviões, mas um pacote tecnológico. É diferente. Uma coisa é comprar automóvel, outra é adquirir um pacote, é capacitação com transferência de tecnologia", ponderou Jobim.
Fonte: JORNAL DO COMMERCIO, via NOTIMP