Integrantes do antigo 5º GAV encontram-se em Natal
Após seis anos, um grupo de idealistas, formado por ex-integrantes do 5º Grupo de Aviação (5º GAV), reune-se pela segunda vez em Natal para reviver as lembranças do tempo em que serviram em terras potiguares. O primeiro encontro na Base Aérea de Natal (BANT) aconteceu em 2004, depois de 40 anos, e fez parte de um plano que há décadas os militares, hoje espalhados por vários estados do país, tentavam colocar em prática.
Na sexta-feira (26 de março), 27 veteranos e familiares, do Rio de Janeiro e de Brasília, e dois residentes em Natal, puderam relembrar os "Anos Dourados" (1964-1969). O grupo participou da formatura semanal da Unidade, almoçou no Refeitório dos Oficiais, assistiu ao brifim dos comandantes da I Força Aérea (I FAE) e da BANT, e posou para fotos na Praça RUMBOKER e no monumento com a placa, inaugurada em 2004, que marca o reencontro dos ex-integrantes, localizado em frente ao antigo 5° GAV (atual prédio da Informática).
Durante o almoço de confraternização foi exibido o vídeo institucional da BANT, e o Brigadeiro R/1 Clóvis de Athayde Bohrer (ex-comandante do 5° GAV), em discurso, destacou os fatos marcantes desse período, a emoção do reencontro, e fez um agradecimento especial ao comandante da Aeronáutica, pelo apoio a visita, e ao comando da I FAE e da BANT pela recepção .
O grupo prestou homenagem ao Cel Av R/R Aparecido Camazano Alamino, autor do livro "A História do 5° Grupo de Aviação (1947 – 2006)", por ele ter "imortalizado a história dos Anos Dourados", disse o Maj Brig R/1 Silas, e em reconhecimento fez a entrega de um quadro com a pintura do B-26, aeronave utilizada na época.
Entre os ex-integrantes estavam presentes: os Ten Brig do Ar R/1 Cherubin Rosa Filho e Henrique Marini e Souza (ex-ministros do STM); os ex-comandantes do 5° GAV: Maj Brig Ar R/1 Silas; Cel Av R/1 Jorge Frederico Bins (ex-comandante da BANT), e outros ex-integrantes do 5° GAV, oficiais e graduados, que viveram o período denominado "Anos Dourados".
O organizador do encontro, Brig do Ar R/1 Carlos Geraldo dos Santos Porto, falou da alegria e da emoção desse reencontro, e destacou que os fortes vínculos de amizade adquiridos na época fizeram com que os integrantes do 5° GAV, criado em 24 de março de 1947 e desativado em 1969, procurassem reunir-se novamente. Foi então que, em 1975, começaram os churrascos anuais em Brasília, para os quais até hoje vão os militares, suas famílias e amigos. Desde então, havia ‘‘o sonho’’, como disse o Brigadeiro, de voltar a Base Aérea de Natal.