Infraero assina Protocolo de Intenções para a Copa de 2014
A Infraero assinou sexta-feira (12/03), no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim, um Protocolo de Intenções para a instalação de unidades do Poder Judiciário Estadual e Federal nos aeroportos da Rede Infraero localizadas em cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. As unidades vão solucionar, principalmente, problemas relacionados ao direito do consumidor e autorização de viagens para menores. A iniciativa deve-se à necessidade de garantir o respeito aos direitos dos consumidores e maior segurança aos brasileiros e estrangeiros que utilizarão os serviços aeroportuários durante o período dos jogos.
O corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, explicou que o evento é de extrema importância para o judiciário. “Era necessário que a Justiça estivesse presente na porta de entrada dos eventos esportivos, que são os aeroportos”, declarou. O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, afirmou que a instituição está honrada em poder colaborar para levar o Poder Judiciário aos aeroportos envolvidos na Copa do Mundo e agradeceu ao Conselho Nacional de Justiça pela oportunidade. “Os juizados especiais são para a Copa, mas, assim que possível, eles já serão instalados nos aeroportos”, adiantou o presidente.
Presente também à cerimônia, o ministro do Esporte, Orlando Silva, elogiou o empenho da Infraero em garantir a qualidade de sua Rede de aeroportos. “O presidente Murilo Marques Barboza está de parabéns pelo trabalho magnífico que vem desenvolvendo em todos os aeroportos do Brasil”, destacou o ministro. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse que a FIFA está ciente do Protocolo e reconheceu a importância do documento. “Essa iniciativa facilitará a chegada dos atletas e visitantes que virão para a Copa e, mais tarde, para as Olimpíadas”, acrescentou.
Assinaram o documento o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, o corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, o ministro do Esporte, Orlando Silva de Jesus Júnior, a diretora da Agência Nacional de Aviação Civil, Solange Paiva Vieira, o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, o corregedor do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Antonio José Azevedo Pinto, e o presidente do Tribunal Regional Federal – 2ª região, desembargador Paulo Espírito Santo. Também participaram da solenidade diversas autoridades, como o Tenente Brigadeiro do Ar, Jorge Godinho Barreto Nery, o secretário de Estado de Transporte do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, representantes de Tribunais de Justiça de vários Estados, da Receita Federal, de empresas aéreas etc.
Melhorias Copa 2014
Após o evento, o presidente da Infraero, em entrevista, disse que os aeroportos relacionados com os jogos receberão cerca de R$ 6 bilhões de investimentos. Murilo Barboza explicou o cronograma de obras e a parceria com o Departamento de Engenharia do Exército para acelerar projetos e obras. O presidente também detalhou a implantação de módulos operacionais - salas de embarque/desembarque removíveis com o mesmo padrão de conforto das salas comuns - para aumentar o conforto dos passageiros em doze aeroportos, pertencentes e fora das cidades sede dos jogos.
No caso de Guarulhos, a implantação começa e finaliza no ano que vem. Nesta semana, foram assinadas a ordem de serviço para implantação dos módulos em Vitória e Goiânia. "A estrutura é pré-moldada e dará condições de conforto muito boas para o aeroporto até que as obras definitivas estejam prontas", disse Murilo Barboza.
Fonte: INFRAERO