Infraero assina ordem de serviço para a implantação de Módulos Operacionais em Goiânia e Brasília
A Infraero assinou ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos para implantação de Módulo Operacional (MO) nos Aeroportos de Goiânia/Santa Genoveva (GO) e Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF). A empresa DMDL, responsável pelas obras, terá 45 dias para elaborar e obter a aprovação do projeto executivo. Para construir e instalar o equipamento, o prazo será de até 105 dias. Este prazo vale para os módulos em ambos os aeroportos
O contrato prevê a implantação de uma unidade complementar à área de embarque dos aeroportos, com aproximadamente 1.200 m², o que ampliará a capacidade de embarque e desembarque de passageiros e proporcionará todas as condições de conforto e segurança necessárias a um terminal. O módulo possuirá infraestrutura completa: isolamento termoacústico, climatização, sistema de som, sistema informativo de voos e novos canais de inspeção. Em Goiânia, serão substituídos todos os assentos do terminal de passageiros para complementação dos itens de conforto aos usuários. Já em Brasília, serão disponibilizados quatro portões para embarque remoto e 280 assentos.
Módulo Operacional em Florianópolis: estrutura semelhante será instalada em Brasília e Goiânia
Os Módulos Operacionais garantirão o conforto dos usuários dos aeroportos das capitais goiana e brasileira até a conclusão de suas reformas. As melhorias do Aeroporto de Goiânia se referem às obras do novo terminal de passageiros, com conclusão prevista para 2012.
Em Brasília, a instalação do Módulo Operacional antecede as duas fases de intervenção pelas quais o aeroporto passará. A primeira fase será a reforma do atual terminal de passageiros, incluindo saguão, salas de embarque e desembarque, check-in, controle de entrada de passageiros (raios-x), meio fio de desembarque e área de bagagens. A segunda fase será a ampliação do terminal, que aumentará a capacidade de embarque, desembarque e atendimento do aeroporto. Estima-se que, após a conclusão das obras, a capacidade de processamento do Aeroporto JK mais que dobre.
Um módulo semelhante aos que serão instalados em Goiânia e Brasília foi recentemente implantado com sucesso pela Infraero em Florianópolis.
Fonte: INFRAERO