FIDAE 2010: Novidades da Orbisat
Em conversa com a reportagem de Tecnologia & Defesa, Ubiratan Marcondes, diretor de projetos de Defesa informou que o brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, havia visitado o estande. Segundo T&D pode apurar, a Força Aérea tem intenção de adquirir quatro unidades do radar ainda este ano.
O projeto do SABER M60 foi iniciado em 2006, numa parceria entre o Centro de Tecnologia do Exército (CTEx) e da Orbisat, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O sistema é capaz de acompanhar até 40 alvos, num raio de 75 quilômetros e altitude de 5 mil metros. Em maio de 2009, foi anunciada a venda ao Exército Brasileiro e ao Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), de seis unidades (veja aqui).
A empresa também apresentou proposta para a Marinha do Brasil prevendo o desenvolvimento de um SABER "maritimizado", de busca combinada, com alcance de 110 quilômetros. A ideia é ter um radar nacional de menor custo que seus congêneres estrangeiros.
Outro projeto, desenvolvido em parceria com o CTEx, é o SABER M200 (200 quilômetros),que está sendo trabalhado em quatro fases, com a primeira estando próxima de sua conclusão. O protótipo deve operar em 2012.
Fonte: Portal Tecnologia e Defesa, via NOTIMP