Falcão Robô auxilia combate ao Perigo Aviário no Galeão
O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim deu início aos testes com um falcão robô no combate ao Perigo Aviário. Produzido com tecnologia ítalo-espanhola, o falcão faz parte do esforço da empresa em combater a presença das aves que normalmente habitam os arredores do aeroporto.
Nos testes, o robô - pintado com camuflagem de Falcão Peregrino - sobrevoa a área nos horários de maior movimento operacional, sinalizando para as outras aves a presença de um predador e afastando-as dos arredores, criando, dessa forma, uma zona livre de riscos aviários para o tráfego aéreo.
Segundo o superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Mauro Cauville, os testes terão duração estimada de 15 dias. “Após a experiência, será feito relatório avaliando os resultados obtidos com o método e a viabilidade de sua implementação no aeroporto. Dependendo das conclusões no Galeão, os testes e utilização do falcão robô poderão se estender para outros aeroportos”, comentou o superintendente.
Fonte: INFRAERO