Aeroporto de Vitória adota novos procedimentos de navegação aérea
O Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles (ES) passou a contar, desde a última quinta-feira (11/03), com novos procedimentos de navegação aérea. Estabelecidos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), esses métodos visam à melhoria das operações autorizadas pela Torre de Controle da Infraero e o reforço da segurança do tráfego aéreo nas operações de pouso e decolagem.
Esses procedimentos - caracterizados pela utilização de um novo ângulo e altitude pelo piloto da aeronave durante as operações - permitirão a realização de pousos e decolagens pela cabeceira sul da pista mesmo em condições meteorológicas adversas, como chuva e neblina. Antes, apenas a cabeceira norte operava pousos e decolagens em tais situações. Desta forma, haverá maior fluidez na liberação do espaço aéreo e na utilização da pista nessas condições.
Para as empresas aéreas, o ganho será também em economia de combustível e em tempo de operação, já que as aeronaves não precisarão mais contornar o espaço aéreo do entorno do aeroporto para realizar o pouso.
Controle de solo
Além disso, também visando a aperfeiçoar os procedimentos de coordenação e controle do tráfego aéreo no Aeroporto de Vitória, a Infraero instalou, em janeiro de 2010, o Controle de Solo para manobras no pátio do aeroporto. O Controle de Solo é uma frequência de comunicação específica entre a torre de controle e as aeronaves no solo ou veículos no pátio de manobras e pistas de táxi (taxiways). O objetivo do Controle é ordenar o movimento de aeronaves no solo, com rapidez e segurança.
Fonte: INFRAERO