SERIPA III realiza passagem de chefia
O Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (SERIPA III) fez a sua primeira passagem de chefia na última sexta-feira, dia 22 de janeiro. A frente do serviço desde sua ativação, em abril de 2007, o Tenente Coronel Aviador Valmir Carvalho Madeira passou a chefia do SERIPA III para o Tenente Coronel Aviador Eduardo Emerick. A solenidade foi presidida pelo Brigadeiro-do-Ar Jorge Kersul Filho, Comandante do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), teve a presença do Major Brigadeiro-do-Ar Élcio Picchi, Comandante do Terceiro Aéreo Regional (III COMAR).
“No momento de transição do Sistema de Aviação Civil Brasileiro e de transferência de algumas atribuições do Comando da Aeronáutica (COMAER) para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a criação e ativação do SERIPA III foi fundamental para a prevenção de acidentes aeronáuticos na sua área de jurisdição”, afirmou o Tenente Coronel Madeira.
Na véspera da passagem, foi feito o descerramento da fotografia do Tenente Coronel Madeira, a primeira da galeria de chefes do SERIPA III. Na ocasião, ele agradeceu ao efetivo. “Tive a satisfação de conjugar todas as ações do SERIPA III na primeira pessoa do plural, não fiz nada sozinho. Não se faz um nível de excelência sem conhecimento, por isso, tivemos durante esses três anos a preocupação em qualificar nosso pessoal”, declarou o Tenente Coronel Madeira.
A área de jurisdição do SERIPA III abrange os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A prevenção e a investigação dos acidentes, incidentes e ocorrências de solo ocorridos nesses Estados são de competência desta Organização Militar. Entre 2007 e 2009 o SERIPA III emitiu 50 Recomendação de Segurança Operacional (RSO), emitiu 4 Divulgações Operacionais (DIVOP), investigou 35 acidentes, 101 incidentes (sendo 9 incidentes graves), 21 ocorrências de solo e 7 ocorrências anormais, além de se envolver na promoção de seminários e palestras sobre prevenção de acidentes.