|

Decisão de Lula por Rafale recebe críticas da oposição





Deputados pedem que Congresso seja ouvido na compra de aeronaves

A oposição criticou ontem a decisão do governo federal de escolher o caça francês Rafale, que disputa com o sueco Gripen NG e o americano F-18 Super Hornet uma concorrência para renovação da frota militar brasileira. Deputados oposicionistas querem a participação do Congresso no processo de compra das aeronaves, apesar da prerrogativa da escolha do vencedor ser exclusivamente do Executivo.

– O ministro da Defesa, Nelson Jobim, me disse que não há previsão constitucional que obrigue o governo a ouvir o Legislativo. No entanto, lhe disse que isso seria muito importante, mesmo que a Constituição não obrigue, e ele ficou de analisar a nossa demanda, que julgou legítima – disse o deputado Raul Jungmann (PPS-PE).

O parlamentar conversou ontem por telefone com Jobim para obter informações sobre a decisão do governo.

Jungmann disse que Jobim lhe assegurou que a decisão oficial sobre os caças será anunciada após o Carnaval.

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo de ontem dá conta de que o Brasil fechou a compra dos aviões franceses a partir de uma redução no preço das aeronaves. Os ministros Celso Amorim, das Relações Exteriores, e Jobim negaram que a francesa Dassault tivesse vencido a concorrência por ter reduzido em US$ 2 bilhões o valor total de venda dos 36 jatos requeridos pela Força Aérea, conforme publicou o jornal.

O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA), disse que a opção do governo brasileiro pelo Rafale é um “absurdo”.

Mesmo com indícios de que a decisão do Planalto, a favor dos franceses, está tomada, os demais concorrentes não esmorecem. Ao entregar ontem suas credenciais de embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon reforçou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a escolha do caça F18 Super Hornet da Boeing envolverá uma oferta de transferência de tecnologia “sem precedente”.

Fonte: VALOR ECONÔMICO, via NOTIMP





Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented