Aeroporto Internacional de Fortaleza inicia Programa de Manejo de Fauna
Em janeiro, a Superintendência do Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE) iniciou os trabalhos para implementação do Plano de Manejo de Fauna do Aeroporto, dentro do Programa de Controle da Avifauna da Infraero. Por meio do convênio entre a Infraero e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília CDT/UnB, a intenção é reduzir e/ou eliminar os riscos de acidentes envolvendo aeronaves e animais durante as operações de pousos e decolagens no aeroporto.
O Programa de Controle da Avifauna atua em duas frentes. As ações internas buscam a redução de fatores, por exemplo, ambientais e infraestruturais que possam contribuir para a proliferação de animais nos sítios aeroportuários. Externamente, o programa prevê a articulação entre a Infraero e demais órgãos públicos estaduais e municipais com vistas a melhorar as condições de ocupação do solo e a infraestrutura da área do entorno.
Segurança e meio ambiente
O convênio firmado para o Plano de Manejo de Fauna tem duração de dois anos e exige a interação e coordenação entre todas as áreas envolvidas no projeto, principalmente as de Meio Ambiente, Segurança, Operações e Manutenção. Além disso, haverá uma equipe para atuar diretamente na execução do plano, formada por um veterinário, um biólogo e mais quatro estagiários de áreas afins. O início dos trabalhos de campo executados por esses profissionais está previsto para junho deste ano.
Após as etapas de treinamento dos profissionais do aeroporto, as metas incluem ainda diversas fases: catalogação das espécies da fauna da região; análise das colisões entre aeronaves e animais que habitam a região próxima ao sítio aeroportuário; avaliação da área de segurança aeroportuária; a elaboração do Plano de Manejo de Fauna; execução do Plano de Manejo de Fauna; seleção e capacitação de pesquisadores e auxiliares; suporte técnico e plano de divulgação.
A Infraero e a Universidade de Brasília firmaram convênio para elaboração do Plano de Manejo de Fauna em 10 aeroportos da Rede. São eles: Belém, Brasília, Cuiabá, Guarulhos, Fortaleza, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador.
Fonte: INFRAERO